Marmita Solidária é uma ação que faz parte do projeto Mãos Solidárias na Comunidade.

Visite o site do projeto Mãos Solidárias para acompanhar as ações atuais.

A partir de 16 de março de 2020, o Armazém do Campo do Recife cedeu seu espaço para o funcionamento do projeto Marmita Solidária. É coordenado pela Associação Mãe Terra, com o coletivo Unificados pela População em Situação de Rua, o MST, a Frente Brasil Popular, Samaritanos Recife, Arquidiocese de Olinda e Recife, Pão Nosso de Cada Noite, Ajudar PE, Novo Jeito, sindicatos e dezenas de voluntários(as) que acreditam que solidariedade não se faz sozinho, mas em rede. A união de tantos movimentos populares em uma única ação por si só representa um avanço importante na organização popular em busca de melhorias sociais e disputa da prioridade na agenda da política pública.

Por isso, assim que as autoridades públicas determinaram o isolamento social, o projeto Marmita Solidária iniciou suas atividades, buscando levar afeto, dignidade e respeito às pessoas que estão em situação de rua no Recife, compostos majoritariamente por mulheres e homens negros. Trata-se de uma corrente de solidariedade, todos unidos e oferecendo uma Mão Solidária, para apoiar quem precisa de alimento, banho, segurança e informação neste momento.

Até agora, o projeto já distribuiu mais de 130 mil refeições para a população em situação de rua (cerca de 1800 refeições por dia) e cerca de 300 cestas básicas por semana em diversos bairros do Recife. O projeto atua na segurança alimentar e melhoria do sistema imunológico, na sensibilização e prevenção da COVID-19 através de distribuição de máscaras e esclarecimento sobre as formas de contágio, na detecção do coronavírus nas pessoas atendidas através do auxílio da brigada da saúde e na incidência para desenvolvimento de políticas públicas para o enfrentamento da COVID-19 através do diálogo e parceria com entidades públicas como a Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco.
 

Ajude na manutenção, crescimento e fortalecimento de nossas ações, colaborando para melhorar vidas!

compartilhe

compartilhar

Outros projetos...