Até o momento a Campanha Mãos Solidárias é composta pelas ações Marmita Solidária e Mãos Solidárias na Comunidade.

Visite o site do projeto Mãos Solidárias para acompanhar as ações atuais.

Assista: O Povo Cuidando do Povo, série, 5 episódios, demonstrando a ação Mãos Solidárias na Comunidade.

Compreendendo a importância de exercer uma solidariedade ativa, onde o povo é protagonista de seu próprio destino, iniciou-se o Mãos Solidárias nas Comunidades. Com ações sendo realizadas em toda a Região Metropolitana do Recife, a campanha se concentra, especialmente, em volta da ação dos Agentes Populares de Saúde.

Os Agentes Populares de Saúde fazem parte de uma estratégia da Campanha Periferia Viva, em vista de ampliar a capacidade de resposta à pandemia do coronavírus, em especial para pessoas negras em contextos de aglomerados urbanos com pouca infraestrutura. É o povo cuidando do povo e em defesa do SUS!

A campanha Mãos Solidárias na Comunidade visa atuar em todos os bairros e comunidades mais vulnerabilizadas da Região Metropolitana do Recife, marcadas por desigualdades socioeconômicas, de gênero e raciais. Os Agentes Populares de Saúde colaboram com a comunidade no enfrentamento da pandemia de COVID-19, disseminando conhecimentos sobre o novo coronavírus, formas de prevenção e cuidados, assim como articulando uma rede de solidariedade em vista dos direitos fundamentais.

Com uma formação realizada através do projeto de extensão oferecido pela UFPE, os Agentes Populares de Saúde monitoram suas ruas, casa a casa, buscando alcançar o maior número de famílias; ações de solidariedade que envolvem o direito à moradia/abrigo, à alimentação, à água, itens de higiene domiciliar e individual, à renda e aos serviços de saúde (presencial ou à distância) e outras demandas que viabilizem o isolamento social; distribuição de máscaras; orientação sobre higienização da casa e sobre o uso correto das máscaras, assim como a sua limpeza adequada; monitorar se alguém da casa apresenta sintomas gripais e se dispõe das condições mínimas de alimento e renda para permanecer em isolamento domiciliar; articular um vizinho para ir ao mercado ou à farmácia de quem necessitar de isolamento total; distribuir material de informação, produzir e avisar sobre programas de rádio comunitários com informações confiáveis; ajudar a organizar bancos de alimentos comunitários; entregar alimentos e material de higiene; buscar informações e caminhos de ajudar famílias a receberem o auxílio emergencial, de preferência sem ter que se deslocar às agências bancárias.
 

Ajude na manutenção, crescimento e fortalecimento de nossas ações, colaborando para melhorar vidas!

compartilhe

compartilhar

Outros projetos...